Carlos Alberto Sardenberg

Carlos Alberto Sardenberg, jornalista, é âncora do programa CBN Brasil, veiculado de segunda a sexta, das 12 às 14hs, pela CBN, rede nacional de radio jornalismo. É comentarista econômico dos programas noticiosos da CBN, do Jornal das Dez (da Globonews), e do Jornal da Globo, da TV Globo.  Eventualmente, apresenta o Jornal da Globo.  Escreve coluna no jornal O Globo, às quintas.

Na tevê, foi apresentador do Jornal das Dez da Globonews, do telejornal da Gazeta Mercantil e do Roda Viva, programa de entrevistas da TV Cultura.  É palestrante na área de política e política econômica (conjuntura, cenário nacional e internacional, perspectivas políticas e econômicas).

Em  44 anos de jornalismo, trabalhou como repórter, redator e editor nos jornais O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil e Folha de São Paulo. Nas mesmas funções, trabalhou ainda nas revistas Veja e IstoÉ.

Passou a maior parte de sua carreira em São Paulo, mas trabalhou durante seis anos em Brasília. Fez inúmeras coberturas no exterior.  De 1985 a 1987, foi Coordenador de Comunicação Social do Ministério do Planejamento (gestão João Sayad), ocasião em que participou do lançamento e divulgação do Plano Cruzado.

 De 1987 a 1988, foi assessor da Reitoria da Universidade Estadual de Campinas, ocasião em que trabalhou na definição de cursos de pós-graduação em jornalismo.

 Outras atividades principais que exerceu:

Titular da coluna Informe Econômico do Jornal do Brasil

Diretor da Sucursal do Jornal do Brasil em São Paulo

Diretor de jornalismo da Rede Bandeirantes de Televisão.

 Publicou os seguintes livros:

“O Assunto é Bolsa” – Editora Saraiva, 2011, com Mara Luquet.  Comentários e histórias sobre o mercado de ações no Brasil.

“Neoliberal, não. Liberal” – Editora Globo, 2008.  Ensaios sobre a economia, política e cultura brasileiras.

“O Assunto é Dinheiro” – Editora Saraiva, 2006, com Mara Luquet.  Sobre investimentos pessoais.

“O Assunto é Vinho” – Editora Saraiva, 2007, com Renato Machado.  Comentários sobre a arte de tomar vinho.

“Aventura e Agonia nos Bastidores do Cruzado” – Editora Companhia das Letras, 1987, uma reportagem sobre a criação, preparação  e lançamento do Plano Cruzado, a primeira tentativa de reforma monetária no Brasil.  O livro esteve na lista dos dez mais vendidos na revista Veja.

Para contratar Carlos Alberto Sardenberg encaminhar e-mail para contato@palestrantesdeeconomia.com.br