São Paulo, segunda-feira, 04 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

EVENTO FOLHA
Debate lança livro sobre desnacionalização e discute a globalização

O Brasil tem equilibrado suas contas externas graças às grandes somas de investimento direto que o país tem recebido nos últimos anos. Esse benefício criado pela globalização, no entanto, trouxe duas complicações para a economia nacional: a desnacionalização das empresas e o aumento de lucros e dividendos enviados para o exterior.
Essas questões foram temas centrais do debate, promovido pela Folha, de lançamento do livro "Desnacionalização -mitos, riscos e desafios", uma coletânea de artigos organizada pelo economista Antônio Corrêa de Lacerda.
Segundo ele, as transnacionais ingressam em novos mercados principalmente por meio de fusões e aquisições. "Preferem essa forma a começar do zero."
O ex-presidente do Banco Central Gustavo Loyola também participou do debate. Para ele, contudo, o Brasil não fica mais vulnerável com aumento de lucros e dividendo enviados para o exterior. "Isso seria problemático se o país parasse de receber investimentos de fora", disse. (DA REPORTAGEM LOCAL)



Texto Anterior: Desestatização: Moeda podre tira US$ 11 bi das privatizações
Próximo Texto: Mercado imobiliário tem palestra
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.